email-gea964758e_1280

A onda dos golpes por e-mails. Veja como ficar atento para se proteger.

Todas as pessoas que têm smartphones, têm um endereço de e-mail. Aquelas cujo trabalho envolve o uso de computador e internet usam a ferramenta para trocar informações profissionais. As mensagens facilitam bastante as atividades, mas também podem ser alvo fácil para enganar os usuários, roubando dados e invadindo computadores. Por isso, nunca é demais ter dicas de como se proteger.

A KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, lista cinco dicas simples de como manter o e-mail sempre em segurança. E o primeiro tópico é bem fácil de observar: Verificar quem enviou a mensagem. 

Apesar de parecer bobagem, essa primeira análise já permite que o usuário filtre e-mails maliciosos. E como “esmola demais, o santo desconfia”, sempre suspeite de promoções e sorteios em que não tenha se inscrito para participar. De acordo com a KingHost, e-mails com assuntos chamativos demais normalmente sinalizam perigo.

“Caso identifique um e-mail com erro de grafia, remetente desconhecido, anexos estranhos e ofertas incompatíveis com a realidade sempre desconfie e apague a mensagem imediatamente”, destacou Priscilla Karolczak, gerente de desenvolvimento da KingHost.

A segunda dica da empresa segue a linha da primeira e também depende da anterior. É preciso se certificar de que o remetente é um contato conhecido e de confiança. Afinal, muitos links redirecionam o usuário para páginas de vírus ou mesmo golpes. Os anexos também podem instalar programas espiões, possibilitando ataques no computador pessoal.

Atenção ao compartilhamento em redes sociais

As redes sociais podem dar uma boa visibilidade para o profissional, mas também podem acabar sendo vitrines para informações delicadas. Assim, todo conteúdo publicado nas mídias, seja e-mails pessoais ou corporativos, precisam de cuidado. Não deixe endereços de e-mail de maneira pública, para evitar que qualquer um possa enviar as mensagens golpistas.

Bloqueie e denuncie spams

O lixo eletrônico é um saco, mas algumas vezes e-mails importantes vão parar lá. Depois de filtrar isso, é importante deletar o spam e também bloquear e denunciar. Assim, o usuário não recebe mensagens indesejadas dos mesmos remetentes.

Usar e-mail criptografado

Por fim, a última dica da KingHost é a menos simples de todas, mas mesma assim possível. Se precisar de mais segurança para usar e-mail, utilize uma hospedagem que permita criptografar, garantindo a segurança dos usuários. O ideal é utilizar e mpresas de hospedagem que oferecem soluções com o certificado SSL, que prevê criptografia de dados nos serviços oferecidos, como o email profissional.

Os comentários estão fechados.